quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Essa é Nossa!!!!!!!!!!!!

Brigadeiro de Uvaia!

A uvaia, uvalha ou uvaieira (Eugenia uvalha) é uma planta da família Myrtaceae. Pode ter entre 6 – 13 m de altura para 30 – 50 cm de diâmetro do tronco. É uma espécie com origem no Brasil, que ocorre nos estados de Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A floração ocorre entre os meses de Agosto e Dezembro, frutificando entre Setembro e Janeiro. A uvaia é utilizada em projetos de reflorestamento (áreas degradadas, preservação permanente e plantios mistos) e paisagismo (ornamental e pomar doméstico). É típica de florestas ombrófilas densas, florestas estacionais semideciduais, mata ciliar e cerrado.
A árvore tem de seis a 13 metros de altura e geralmente tem um tronco único ou bifurcado, com no máximo de 50 centímetros de diâmetro.
A uvaia tem alto teor de vitamina C (cerca de quatro vezes mais do que a laranja). Tem a polpa muito delicada, com a casca bem fina, de um amarelo-ouro ligeiramente aveludado. O aroma é suave e muito agradável. Um dos grandes problemas desse fruto é que amassa, oxida e resseca com facilidade, por isso não é muito encontrada em supermercados.
A uvaia é utilizada em projetos de reflorestamento (áreas degradadas, preservação permanente e plantios mistos) e paisagismo (ornamental e pomar doméstico). Sua madeira é empregada apenas localmente para moirões, estacas, postes e lenha.
Seus frutos são comestíveis e muito apreciados para o consumo na forma de sucos, razão pela qual é largamente cultivada em pomares domésticos. São também avidamente consumidos por várias espécies de pássaros, o que a torna bastante recomendável para reflorestamentos heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.
Uvaia
Nome científico:Eugenia pyriformis Cabess. Família: Myrtaceae. Utilização: madeira utilizada para moirões, cercas e lenha. Seus frutos são comestíveis e servem de alimento para diversas espécies de aves. Coleta de sementes: diretamente da árvore quando começar a queda espontânea dos frutos ou recolhê-los do chão. Época de coleta de sementes: dezembro a janeiro. Fruto: amarelo, arredondado, contendo duas sementes em seu interior, possuindo aproximadamente quatro centímetros de diâmetro. Flor: branca. Crescimento da muda: médio. Germinação: normal. Plantio: mata ciliar, área aberta.



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Agradecimentos

Gostaria de agradecer o carinho com que fui recebida pela Amanda e pela Camila na Revista Ícone, vocês são uns doces!!!!!!!!!!!!!

Confiram na próxima edição da revista um super brigadeiro gourmet, desenvlvido especialmente pra ïcone..........doce, doce, doce!!!!!!!


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

TPM

Não é fácil, chegou a época da TPM sofremos nós e quem está ao nosso lado! Fato!

Sendo assim, a La Linda, pensando no be estar das Mulheres e os que a rodeiam, fez um remédinho caseiro bom demais!!!!!!!


Confira!



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Novidade La Linda: POPCAKE









O popcake (bolo no palito) é uma deliciosa brincadeira, além de muito saboroso e bonitinho. Dele pode-se fazer enfeites de mesa comestíveis, o próprio bolo e a lembrancinha de aniversários, casamentos, chás de bebê, e o que sua imaginação mandar......experimente!









terça-feira, 21 de agosto de 2012

Brigadeiro de cupuaçu

Cupuaçu 

Informações sobre o Cupuaçu, características, vitaminas, benefícios e propriedades


fruta cupuaçu

Cupuaçu: fruta típica da amazônia

INFORMAÇÕES
A árvore que produz o cupuaçu chama-se cupuaçuzeiro ou cupuaçueiro.

 Esta árvore pode chegar a 15 metros de altura.

É uma fruta típica da região da floresta amazônica.

A casca deste fruto é de consistência dura e lisa. Sua cor é castanho-escuro, quase preta.

A época desta fruta é de janeiro a maio.

Possui sementes em sua parte interna, que são envoltas numa polpa branca de sabor ácido.

Esta fruta é muito utilizada para a fabricação de sucos, sorvetes, geléias, vinhos e licores.

O sabor do cupuaçu á azedo, porém muito suave.

Esta fruta é rica em proteínas, cálcio e fósforo.

Com relação às vitaminas, possui vitamina A, B1, B2 e C.

Além das vitaminas e sais minerais, esta fruta é rica em pectina.





segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Novos e velhos sabores...

Estamos atualizando nossa tabela de sabores, adicionando novos e melhorando os antigos, não percam a chance de provar essas delícias, que irão te surpreender!

PS: Antes de torcer o nariz, prove!!!!!!!!!!!! rssssssss

- Brigadeiro Tradicional
- Brigadeiro chocolate Belga (ao leite, amargo, meio amargo, branco e gianduia)
- Brigadeiro de Maple Syrup
- Brigadeiro de Maple Syrup com cramberry
- Brigadeiro de café
- Brgadeiro de pistache
- Brigadeiro de amêndoa
- Brigadeiro de leite ninho
- Brigadeiro de chocolate com menta
- Brigadeiro de chocolate com pimenta
- Brigadeiro de cream cheese com goiabada
- Brigadeiro de frutas silvestres, com geléia de amora e mirtillo
- Brigadeiro de Framboeza
- Brigadeiro de Physalis
- Brigadeiro com  cupuaçu
- Brigadeiro com uvaia
- Brigadeiro de Limão Siciliano
- Brigadeiro com damasco
- Brigadeiro com vinho do porto
- Brigadeiro de caipirinha
- Brigadeiro de Saquê
- Brigadeiro de baunilha com cassis
- Brigadeiro de Tequila
- Amêndoas cobertas com chocolate (70%ao leite e 30%meio amargo)
- Tortinha de brigadeiro

Entre em contato pelo fone: (19) 8200-0303 ou por e-mail: lalindabrigadeirogourmet@gmail.com


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sugestões para o final de semana!!!!!!

- Brigadeiro de café  (bolinha)


- Brigadeiro ao Leite (Chocolate Belga) - bolinha


- Brigadeiro de Pistache - (bolinha)


- Brigadeiro de Ovomaltine (copinho)






- Brigadeiro de Vinho do Porto - Porto Messias - Copinho 



- Brigadeiro de frutas Silvestres - copinho



- Mini Found de Brigadeiro com Morango




- NOVIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

AMÊNDOA COBERTA DE CHOCOLATE


AGUARDO SEU PEDIDO PELO FONE: (19) 8200-0303



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tortinha de Brigadeiro

Imaginem vocês muito brigadeiro, mas muito mesmo, só que não de um simples brigadeiro, estou falando de "O BRIGADEIRO".

Agora imaginem este brigadeiro com muito biscoito crocante!!!!!!!!!!!!

E...

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Brigadeiro de Amêndoa







A amêndoa provém de um arbusto, a amendoeira, integrante da família das rosáceas. Esta árvore viceja nos
climas temperados, predominante nos países mediterrâneos, em Portugal, Irã, Afeganistão e Austrália. Ela também se desenvolve em solo californiano, nos Estados Unidos, território que provê uma boa parcela do mercado planetário; logo depois deste país vem a Espanha.
A amendoeira apresenta porte médio e minúsculas flores de cores rosadas e brancas. Os frutos por ela produzidos trazem em seu interior sementes que parecem pequenas pedras. A amêndoa propriamente dita é justamente esta semente; ela é revestida por uma delgada pele de coloração castanha, mas em seu interior é de cor creme, e é protegida por uma casca resistente.
Normalmente considerada como um fruto seco, a amêndoa é ingrediente indispensável na confecção de doces, bolos e tortas, especialmente na fabricação de bombons e chocolates. Ela também é comumente usada como item essencial na decoração gastronômica. Das sementes são retirados óleos e essências, portadores de faculdades medicinais, por esta razão a amêndoa é muito encontrada no ramo da estética.
Normalmente os mestres da gastronomia consideram este fruto, muito consumido no Natal, mais apetitoso que outras frutas, como as nozes, as avelãs e a macadâmia. Seu paladar é definido como algo mais ameno. Usa-se muito na culinária a farinha de amêndoas, principalmente nas tortas.
Ela tem um potencial energético apreciável, ou seja, 100 gramas de amêndoas detêm 589 calorias, um pouco menos que as nozes. Como estas frutas, a amêndoa possui vitamina E, ácido fólico e arginina, um aminoácido prescrito para o relaxamento dos vasos e o equilíbrio da pressão arterial.
Infelizmente, a amêndoa é um elemento meio elitizado, por seu preço não ser acessível para boa parte da população – o quilo desta fruta, já descascada, custa por volta de R$ 35. Desta forma, ela está mais presente na gastronomia sofisticada, não só como um prato conhecido como marzipã, mas também no consumo em seu formato natural.
As pessoas igualmente desfrutam desta fruta como aperitivo, com sal, torrada ou recoberta de açúcar. Nas amêndoas doces, ou Prunus amygdalu var. dulcis, mais comuns, a fração melhor aproveitada é a essência, enquanto as amargas, ou Prunus amygdalu var. amara, são utilizadas como aromatizantes.
As doces, encontradas no formato oval, são palatáveis, apresentam uma superfície flexível e um paladar semelhante ao da manteiga. Elas são encontradas com ou sem casca; estas podem ser adquiridas na forma integral, picadas ou em pedaços. As de natureza amara são aproveitadas como óleos ou como temperos.
As amêndoas contêm uma substância conhecida como gordura monoinsaturada, ideal para uma boa circulação sanguínea, a normalização do colesterol e a diminuição dos radicais livres, pois ela tem um alto potencial antioxidante.

Amendoeira

Amendoeira
 
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Gênero: Prunus
Subgênero: Amygdalus
Espécie: P. dulcis
 
 
 

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Para pessoas mais que refinadas!!!!!!!! PHYSALIS

Brgadeiro de Physalis

Physalis: bela, saborosa e medicinal

Physalis

A physalis é uma fruta bem interessante: considerada exótica, é encontrada no mercado a preços elevados, mas, apesar disso, no Norte e Nordeste do nosso país ela é comum nos quintais e chamada por nomes bem brasileiros: camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome.

Essa variedade nativa é a Physalis angulata, da família das Solanáceas, a mesma do tomate, da batata, do pimentão e das pimentas. Originária da Amazônica e dos Andes, a physalis possui variedades cultivadas na América, Europa e Ásia.

Na Colômbia, é conhecida como uchuva e no Japão, como hosuki. É uma planta arbustiva, que pode chegar aos dois metros de altura. As frutas são delicadas, pequenas e redondas, com coloração que vai do amarelo ao alaranjado, envolvidas por uma folha fina e seca, em forma de balão. Com sabor doce, levemente ácido, a physalis é consumida ao natural e usada na preparação de doces, geléias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes. É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides.

Seu lado medicinal não deixa a desejar: é conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado.

A planta tem sido estudada também por fornecer um poderoso instrumento para controlar o sistema de defesa do organismo, diminuindo a rejeição em transplantes e atacando alergias. Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) da Bahia identificaram substâncias com esse potencial na Physalis angulata e já solicitaram patente sobre o uso delas. Testadas por enquanto em camundongos, espera-se que as fisalinas (chamadas de B, F e G) tenham um efeito tão bom quanto o das substâncias usadas hoje para controlar o sistema imune, mas com menos efeitos colaterais, quando forem usadas em pacientes humanos.

"Em geral, ela é usada na forma de chá ou infusão", diz Milena Soares, pesquisadora da Fiocruz. A erva cresce na América Latina e na África, e as moléculas que produz, as fisalinas, atraíram a atenção dos cientistas porque pertencem ao grupo dos corticosteróides, usados hoje para controlar o sistema imune. "Essas substâncias já tinham sido descritas, mas nós fomos os primeiros a estudar suas propriedades", conta Soares. O trabalho foi publicado na revista científica "European Journal of Pharmacology"

Curiosidades sobre a Physalis

* No Brasil, a variedade nativa é a Physalis angulata
* No Japão, existe variedade de cor vermelha chamada hosuki. Lá, anualmente, acontece a Festa do Hosuki
* As variedades capsicifolia, esquirolii, lanceifolia, linkiana e ramosissima encontram-se espalhadas pela América, Europa e Ásia
* Apesar de ser bastante rústica e exigir poucos cuidados, é imprescindível o controle de insetos a partir da floração
* Utilizando-se o tutoramento, como nos plantios de tomate ou pimentão, é possível obter uma produção maior em menos tempo
* A physalis também é utilizada como tira-gosto em degustações de vinho
* Na Austrália, a physalis rende uma conserva fina exportada para vários países
* Em Paris é servida em restaurantes elegantes, coberta com chocolate
* Estudos científicos recentes estão revelando que a planta apresenta forte atividade como estimulante imunológico e efeito antiviral contra os vírus da gripe e herpes. Contém alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides, fitoesteróides, alguns recém descobertos pela ciência
* A physalis é rica em carotenóides. Os carotenóides estão na lista dos compostos bioativos considerados funcionais, ou seja, aqueles capazes de prevenir doenças. São corantes naturais capazes de afastar males como cegueira noturna, catarata e até câncer
* A fruta também pode ser encontrada no comércio em forma liofilizada em cápsulas